terça-feira, 28 de junho de 2011

Portadores de necessidades devem ter vagas garantidas em estacionamento

Por Eláine Maia

Acesso a vagas em estacionamentos públicos é um direito, garantido por Lei, do portador de deficiência e com dificuldade de locomoção, bem como idosos. Porém nas ruas da cidade o que se vê é um grande desrespeito. Carros e motos ocupam as vagas, apesar das placas de sinalização que proíbem o estacionamento.

A Assembléia Legislativa de Rondônia, para assegurar o direito de quem precisa ir à Casa de Leis, providenciou através do Departamento de Policia, cones de sinalização de trânsito e placas que identificam o espaço destinado aos portadores de necessidades. A medida foi adotada para garantir que as vagas sejam de fato ocupadas por quem tem direito. Em muitos locais na cidade não existe sinalização ou vagas destinadas a portadores de deficiência.
 
O repórter fotográfico Fábio Moraes que tem uma deficiência na perna direita, declarou que no passado sentiu muita dificuldade em encontrar vaga no estacionamento destinado a portadores de necessidades. “Uma vez estive aqui e presenciei a insensibilidade de motoristas, que mesmo pedindo a vaga e explicando minha necessidade não foram educados comigo. É de grande valia a identificação e a garantia dos nossos direitos”, desabafou.

O uso de vagas destinadas às pessoas portadoras de deficiência e com dificuldades de locomoção em desacordo com a Lei caracteriza infração, sujeita a multa e até guincho do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário